terça-feira, 24 de maio de 2011

Açafrão

Conhecido no Oriente desde a Antiguidade, o açafrão é a mais cara das especiarias. Confere aos pratos uma cor dourada, um aroma penetrante e um sabor peculiar, ligeiramente amargo. Embora seja de origem oriental, é uma das poucas especiarias que desde há muitos séculos se cultiva também na Europa.



BENEFÍCIOS:
Durante séculos, o açafrão foi usado com planta medicinal, mas hoje a sua função é apenas culinária. Apesar disso, é uma especiaria carminativa, pelo que melhora a digestão. Em grandes quantidades, tem acção soporífera e pode desencadear perturbações nervosas e renais.




UTILIZAÇÃO:
O açafrão é indispensável em vários pratos porque lhes realça o sabor e lhes confere uma cor inimitável. Costuma usar-se na confecção de pratos de arroz, caldos, massas, sopas de peixe, receitas de frango, molhos, cremes e até licores e doçaria. O açafrão é uma especiaria essencial nas paelhas espanholas e nas bouilla-baisses francesas. Convém deitar-se apenas apenas nos últimos minutos da cozedura, para que o calor não lhe elimine o aroma.


(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário