quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bardana

Para tratar a acne e a pele oleosa

A bardana cresce em regiões temperadas e o seu uso medicinal é já bastante antigo, nunca tendo sido contestado. Tradicionalmente, era utilizada para tratar problemas de 
artrites, edemas e queda de cabelo, mas hoje o seu interesse terapêutico centra-se nos tratamentos para a pele.

BENEFÍCIOS: Possui função depurativa facilitando a eliminação de toxinas tanto a través da urina, como através da pele. Isso, juntamente com o seu efeito antimicrobiano e antifúngico, faz com que a bardana tomada por via oral seja um excelente remédio para combater as infecções urinárias. Para esse efeito deverá tomar uma tisana de raiz a cada oito horas ou também poderá optar por tomá-la em cápsulas ou em tintura.


UTILIZAÇÃO: Os seu efeitos antimicrobiano e antifúngico são eficazes face às bactérias responsáveis pelas infecções cutâneas, como acne. Esta acção é reforçada pelas propriedades depurativas da planta. O melhor é combinar a sua aplicação por via tópica e por via oral. Para uso externo existem loções e géis preparados com esta planta. Também se podem aplicar compressas elaboradas a partir da decocção da raiz, durante 15 minutos, duas vezes por dia.


(imagens tiradas da net)

Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário