segunda-feira, 30 de maio de 2011

Funcho


O funcho é uma planta aromática tipicamente mediterrânica, que se encontra muitas vezes à beira dos caminhos e que aprecia terras arenosas, junto ao mar. Tem um odor anisado, mas mais aromático que o do anis e um pouco menos picante. Equilibra as funções digestivas e alivia as conjuntivite.


BENEFÍCIOS:
O funcho tem a propriedade de equilibrar as funções do sistema digestivo: facilita a digestão e contribui para expulsar os gases, com que reduz o inchaço abdominal e flatulências. Também é ligeiramente laxante. A infusão também é usada para lavagens oftalmológicas em caso de conjuntivite crónica.



UTILIZAÇÃO:
Tradicionalmente, o funcho é usado para temperar pratos de peixe, mas há muitos outros que podem beneficiar do seu aroma. Bem picado e espalhado sobre uma salada ou sobre legumes cozidos dá resultados surpreendentes. Também é óptimo em molhos para massas e em pratos de arroz. Há quem o inclua no caril em pó, como substituo do cominho. As sementes usam-se secas e ficam muito bem em tartes, bolos e pães. Os bolbos também se incluem em numerosas receitas, facilitando a digestão.


(imagens tiradas da net)



Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

domingo, 29 de maio de 2011

Garibaldi



Os garibaldis são peixes muito característicos das águas costeiras da Califórnia, onde vivem sobre fundos de rocha, junto a pequenas grutas e florestas de kelp. São territoriais, defendem seu pedaço com valentia e ferocidade. Andam só ou em cardumes. Alguns vivem em simbiose com anêmonas do mar, entre seus tentáculos, que não lhe fazem mal.
 A maioria desses peixes é de um colorido brilhante, oriundo das cores vermelha, verde e violeta. Estão entre os primeiros peixes marinhos a desovarem e serem criados em aquários. São muito resistentes, inclusive aos nitritos. O jovem é laranja brilhante com marcas néon azuis que desaparece nos adultos.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Baunilha



Os astecas usavam a baunilha para aromatizar a sua bebida de cacau. É uma especiaria com poucas propriedades medicinais, mas não há nenhuma que se iguale à sua riqueza aromática: delicada, viva e persistente no paladar. Tem um sabor tão puro que raramente se mistura com outras especiarias, constituindo a canela a principal excepção.




BENEFÍCIOS:
Hoje em dia, a baunilha utiliza-se a penas como condimento, pois são poucas as suas aplicações medicinais. No passado, foi empregue para aromatizar xaropes e outras preparações e diz-se que é tonificante e que ajuda a baixar a febre e a melhorar as digestões.



                                                                                UTILIZAÇÃO:
A baunilha é um aromatizante muito utilizado na confecção de doces. Combina bastante bem com quase todas as preparações que incluam chocolate. Também se usa na confecção de bebidas, como licores. Juntar um pouco de baunilha ao chá ou ao café permite obter um sabor surpreendente. A alta cozinha também a incluí nalguns molhos salgados para marisco ou frango. É muito usada em perfumaria.


(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Açafrão

Conhecido no Oriente desde a Antiguidade, o açafrão é a mais cara das especiarias. Confere aos pratos uma cor dourada, um aroma penetrante e um sabor peculiar, ligeiramente amargo. Embora seja de origem oriental, é uma das poucas especiarias que desde há muitos séculos se cultiva também na Europa.



BENEFÍCIOS:
Durante séculos, o açafrão foi usado com planta medicinal, mas hoje a sua função é apenas culinária. Apesar disso, é uma especiaria carminativa, pelo que melhora a digestão. Em grandes quantidades, tem acção soporífera e pode desencadear perturbações nervosas e renais.




UTILIZAÇÃO:
O açafrão é indispensável em vários pratos porque lhes realça o sabor e lhes confere uma cor inimitável. Costuma usar-se na confecção de pratos de arroz, caldos, massas, sopas de peixe, receitas de frango, molhos, cremes e até licores e doçaria. O açafrão é uma especiaria essencial nas paelhas espanholas e nas bouilla-baisses francesas. Convém deitar-se apenas apenas nos últimos minutos da cozedura, para que o calor não lhe elimine o aroma.


(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

domingo, 22 de maio de 2011

Foca



A foca pertence à ordem dos Carnívoros, família dos mamíferos Pinípedes e alimenta-se com peixes e invertebrados marinhos. Habita preferencialmente nas costas arenosas e de águas pouco profundas, sendo originária da Ásia Central. As focas estão muitíssimo bem adaptadas à vida marinha, com as suas pequenas caudas e nadadeiras anteriores e também ouvidos externos. Chega a medir dois metros de comprimento e a pesar mais de cem quilos. Têm os filhos em terra, apenas um de cada vez. O tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir 40 anos.






Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hipopótamo






Hipopótamo significa «cavalo do rio». Os primeiros europeus que viram hipopótamos decidiram baptizar assim a espécie, devido ao seu tamanho.
Esta espécie só pode ser encontrada em liberdade nos rios e pântanos do continente africano, principalmente nas zonas mais húmidas e meridionais. Vivem em grupos de dimensão variável, normalmente entre 10 a 30 indivíduos, mas podem atingir os 50 animais.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 15 de maio de 2011

Bilhete




Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Do vale à montanha

Do vale à montanha,
Da montanha ao monte
Cavalo de sombra,
Cavaleiro monge,
Por casas, por prados,
Por Quinta e por fonte,
Caminhais aliados. 



Do vale à montanha,
Da montanha ao monte,
Cavalo de sombra,
Cavaleiro monge,
Por penhascos pretos,
Atrás e defronte,
Caminhais secretos.




Do vale à montanha,
Da montanha ao monte,
Cavalo de sombra,
Cavaleiro monge,
Por quanto é sem fim,
Sem ninguém que o conte,
Caminhais em mim. 


Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

terça-feira, 10 de maio de 2011

Conserva o amor no teu coração



Conserva o amor no teu coração. Uma vida sem ele é como um jardim sombrio cujas flores morrem. A consciência de amar e de ser amado dá à vida um calor e uma riqueza que nehnuma outra coisa pode oferecer.

domingo, 8 de maio de 2011

Formigas-de-fogo


 
Espécie de formiga venenosa, provida de ferrão, de cor avermelhada e muito agressiva. As  obreiras medem entre 3 e 6mm de comprimento, e as Rainhas atingem os 15mm.
De cabeça e corpo castanho acobreado, possuiem o abdómen mais escuro. 
A Solenopsis tem uma antena de dois segmentos muito distinta, mais visível na parte da frente da formiga fêmea reprodutora.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”






sábado, 7 de maio de 2011

A Abóbora e a Bolota




     Um homem, ao passar junto de uma planta rasteira com tão grandes abóboras e ao ver um frondoso sobreiro com um fruto tão pequeno, sentou-se à sombra desta árvore e pensou para consigo que a obra do Omnipresente era algo incoerente.

     - Se fosse eu - pensou ele - daria aos sobreiros o fruto do tamanho de uma abóbora, e à aboboreira o fruto do tamanho de uma bolota. Já se vê que Deus nem tudo fez bem feito.

     Cansado da jornada deixou-se adormecer à sombra do sobreiro.

     Mais tarde acordou, quando lhe caíu uma bolota na testa. Então ergueu-se repentinamente e exclamou:

     - Agora reconheço quanto estava errado... se fosse uma abóbora o fruto desta árvore como teri eu a cabeça a estas horas?! Teria ficado esmagada debaixo de tão grande fruto. Portanto, pensou:

     - Tudo o que Deus fez foi muito bem feito.

     O homem continuou a sua caminhada e ia apreciando as maravilhas com que Deus dotou a natureza quando, subitamente, é sobrevoado por um bando de pássaros, mas, com algum azar, pois um deles teve um desabafo intestinal que lhe acertou em cheio no meio da cabeça.

     Levou a mão à cabeça e os seus dedos tatearam algo viscoso e fedorento. Desta vez se penasamento foi célere na avaliação à obra do Omnipresente: “Olha se as vacas tivessem asas!!!”

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Humildade



As águas beijei,
As nuvens olhei,
Às árvores cantei,
Na sua beleza.

Os bichos amei,
Na sua bruteza,
Na sua pureza,
De forças sem lei.

E porque os amei
E os acompanhei,
Não me senti rei
Na Mãe-Natureza.



domingo, 1 de maio de 2011

Kakapo






O Kakapo é o papagaio mais pesado do mundo e o único que não consegue voar. Pode medir até 60 cm e pesa cerca de 3,5 Kg. O Esterno em forma de quilha que facilita o vôo das naves não está desenvolvido no Kakapo, tornando-o incapaz de voar no verdadeiro sentido. Utilizam as suas asas como paraquédas ao saltar de uma árvore e para manter o equilibrio. É uma ave nocturna, solitária e misteriosa. Vive principalmente no chão mas pode subir a árvores.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”