domingo, 24 de julho de 2011

Grilo


O som que os grilos emitem é executado pelos machos, a partir da fricção de suas asas, e é denominado cientificamente de estridulação. É por meio deste acto que os grilos identificam indivíduos de mesma espécie, comunicam entre si e atraem as fêmeas para a reprodução. São animais predominantemente nocturnos. Vivem em tocas, construídas por eles e alimentam-se de plantas, insectos  fungos e restos de alimentos humanos. Possuem cerca de dois centímetros e meio de comprimento e cores que variam entre o preto, castanho, verde e branco. 


Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

sábado, 23 de julho de 2011

Tubarão-cobra






Em Janeiro de 2007, pescadores encontraram no Japão um peixe muito estranho nadando próximo à superfície do mar. O animal foi identificado como o tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus), espécie raríssima que habita as profundezas oceânicas de quase todo o mundo. A espécie alcança no máximo 2 metros de comprimento.


Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Joaninha



A espécie mais comum é de corpo preto, coberto com umas asas arredondadas de cor vermelha com sete pequenas manchas pretas. Este delicado insecto é amado até pela natureza, pois um de seus "pratos preferidos" é o pulgão, um insecto do tipo sugador, que destrói diversas espécies vegetais, causando sérios prejuízos ás plantações.
Uma forma de defesa é deitar-se com o abdómen para cima, ficar parada, fingindo que está morta.


Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 17 de julho de 2011

Tarântula-rosa



Medem cerca de 6 cm de comprimento e cerca de 12 cm de amplitude máxima das patas. O exosqueleto apresenta coloração variável em tons de castanho, cinzento e rosado ou avermelhado, podendo apresentar marcações rosadas no cefalotórax e nas patas. Estas tarântulas possuem pêlos urticantes, no abdómen, que soltam em caso de ameaça.

Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”