segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A vida é demasiado curta...


A vida é demasiado curta para nos permitir interessar-nos por todas as coisa, mas é bom que nos interessemos por tantas quantas forem necessárias para preencher agradavelmente os nossos dias.

domingo, 21 de agosto de 2011

Truta marisca




Espécie indígena da Europa. Em Portugal encontra-se nos rios do Norte e Centro e, mais a sul, no troço superior do rio Zêzere e no rio Sever.
Esta espécie possui uma forma migradora anádroma - a truta marisca, que cresce no mar e se reproduz nos rios, ocorrendo nas bacias hidrográficas do Minho, Cávado, Âncora e Lima.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Baleia-de-bico de Blainville



Apesar de não haver garantias, está a ser estudada a possibilidade de haver grupos residentes destes animais em redor das ilhas do Açores e não estarem de passagem, como até agora se pensava, o que alteraria significativamente o que se sabe sobre os hábitos destes animais.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tatu-canastra



Mamífero desdentado, é o gigante dos tatus e vive em pequenos bandos. É o maior e mais raro dos tatus vivos e é um bicho que só briga quando inevitável. Por causa de sua carne saborosa e armadura resistente, hoje é raríssimo nas diversas regiões brasileiras onde existia.
Este animal vive muito mal em cativeiro, por isso é difícil encontrá-lo em jardins zoológicos.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ocapi



Os ocapis têm corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. Ambas as espécies possuem línguas muito longas (aproximadamente 30 centímetros de comprimento), azuis e flexíveis, que usam para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do ocapi é tão longa que lhe permite lavar as pálpebras e limpar as orelhas com ela; juntamente com a girafa, são os únicos mamíferos que conseguem lamber as próprias orelhas. Os ocapis machos possuem pequenos chifres cobertos de pele.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”