quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estragão



Originário do sul da Rússia, o estragão tem um sabor muito peculiar, simultâneamente adocicado e amargo. É uma erva bastante apreciada principalmente para temperar pratos de legumes, frango e peixe. Além disso tem propriedades tonificantes. O seu nome deriva de "dragão", já que desde a mais remota antiguidade se atribui a esta erva uma relação mágica com os dragões. Apesar de se usarem as folhas secas, as folhas frescas são muito melhores, pois possuem uma sabor mais intenso e adocicado.


BENEFÍCIOS:
Além de ser uma planta digestiva, o estragão é recomendado com tónico geral, capaz de estimular o apetite.  Também tem propriedades vermífugas (ajuda a expulsar os parasitas intestinais) e emenagogas (regula a menstruação). A tisana de estragão é diurética, e se for tomada antes das refeições, estimula o apetite. Se quisermos facilitar a digestão, deve-se beber após as refeições.


UTILIZAÇÃO:
O sabor anisado do estragão combina com grande parte dos pratos de carne, principalmente aves, sendo também óptimo para aromatizar ovos, peixes e marisco. As suas folhas são indispensáveis na confecção do molho bearnês e do molho tártaro. Usam-se também para preparar picles e aromatizar vinagre.


(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário