terça-feira, 3 de abril de 2012

Salva

Salva tem origem no latim "salvare" , que significa "salvar" sendo um arbusto que pode atingir 70 cm de altura. Possui folhas verde-acinzentadas e brancas por trás e as flores podem ser azuis, violeta ou rosa. Cresce em terrenos calcários, adapta-se perfeitamente a terras pouco férteis, sendo muito fácil de cultivar em jardins e hortas, tanto através de sementes, como através de estacas. Maio é o mês ideal para apanhar as suas folhas. Bem conservada, a salva mantém todas as sua propriedades durante o ano. 


BENEFÍCIOS:
A salva estimula a secreção de bílis, reduz a acumulação de gases e acalma as cólicas abdominais. Uma tisana de salva após as refeições é óptima para ajudar as digestões difíceis. É também um remédio eficaz para aliviar os típicos afrontamentos da menopausa.  A sua infusão usada em gargarejos ajuda a aclamar a tosse dos fumadores e a garganta irritada. É igualmente útil em caso de gengivite e aftas bucais.



UTILIZAÇÃO:
A salva seca é bastante apreciada para fins culinários. O seu intenso sabor faz com que combine muito bem com pratos de carne de porco, ganso, pato e caça em geral. Utilizadas frescas, as folhas da salva dorisiana, de sabor frutado, utilizam-se em salada e infusões. A salvia elegans, com sabor semelhante ao ananás, aromatiza cocktails e saladas de fruta.




(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário