domingo, 29 de janeiro de 2012

Teias de aranha



A seda das aranhas é uma proteína, composta predominantemente de glicina, alanina, serina e tirosina, semelhante à seda das lagartas. A seda da aranha é quase tão forte quanto o nylon, porém mais elástica. Um único cordão é composto de várias fibras, cada uma esticada a partir de uma seda líquida provida por uma abertura separada. O esticamento ocorre à medida que a aranha se move para longe a partir de um cordão ancorado ou quando puxa os cordões com suas pernas posteriores. 



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Igreja da Misericórdia do Porto



A Igreja da Misericórdia do Porto situa-se na Rua das Flores, na freguesia da Vitória. Construída inicialmente em 1559, de estilo renascentista com reminiscências góticas, desta igreja só se aproveitou a capela-mor, depois de de um relâmpago ter destruído a fachada em Abril de 1621.



domingo, 22 de janeiro de 2012

Malacosteus niger




Malacosteus niger é um peixe relativamente pequeno, com um formato de corpo longo e uma cabeça arredondada.   Embora de aparência bastante monstruosa, Malacosteus niger não cresce muito, atingindo um comprimento máximo de cerca de 25 centímetros.  Sua enorme mandíbula inferior conta por mais de 20% do seu comprimento total.  Ambos os olhos são grandes e para a frente, permitindo a visão binocular, uma habilidade rara em peixes.
A sua pele preta muito fina e sem escamas é facilmente danificada durante a captura com rede, razão pela qual uma grande quantidade de espécimes de museu têm remendos calvos.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 15 de janeiro de 2012

Escorpião


Os escorpiões são aracnídeos, muitas pessoas os chamam de insectos, mas basta observar que este animal tem 4 pares de patas ao invés de 3 como os insectos. A origem destes animais remonta a mais de 400 milhões de anos, sobrevivendo a todos os grandes cataclismos que destruíram milhares de espécies vivas. Portanto o escorpião foi um observador privilegiado tanto do fim dos dinossauros assim como do surgimento do homem na face da Terra. 




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
Revista “Domingo”



domingo, 8 de janeiro de 2012

Mariposa Imperador



O que diferencia as mariposas das borboletas são os hábitos, as borboletas são insectos diurnos, enquanto as mariposas são insectos nocturnos. O macho da mariposa imperador também ganha o título de Olfato Mais Aguçado da Natureza. Pesquisas realizadas na Alemanha comprovaram que o macho pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem a uma distância de até 11 km, contra o vento.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”