terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Elefante



São conhecidas duas espécies: o Elefante Africano (maior) e o Asiático (mais pequeno). Encontram-se em África, na Ásia tropical e no arquipélago de Sunda. Os elefantes são animais herbívoros e vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias.
Na África, o habitat dos elefantes são os territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas . 
Um animal adulto ingere, em média, 100 kilos de alimento por dia. Um filhote de elefante pode nascer com até 80 kilos. Por volta de 60 anos de idade, o elefante perde seus dentes molares (presas) impossibilitando sua alimentação e levando-o a morte. 
A caça indiscriminada do elefante africano tem levado a diminuição desta espécie, que atualmente está correndo risco de extinção.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Golfinho, Orca ou Cachalote




O Golfinho-Comum é o cetáceo mais comum ao longo das costas Portuguesas, incluindo a Madeira e os Açores. Nos Açores são vistos durante todo o ano, sendo uma das espécies mais comuns. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas, medindo respectivamente 2,6 m e 2,3 m. O seu peso varia entre 75 a 85 kg, mas há registos até 135 Kg.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Capela de Santo António - Alpedrinha


Localizada ao cimo da vila, na freguesia de Alpedrinha, concelho do Fundão, a Capela de Santo António é uma capela pequena de construção recente, datada provavelmente de 1830, resultante da substituição de uma capela sob a invocação do mesmo Santo, a qual ficava na Rua de Santo António. Esta situa-se num pequeno outeiro que, com balcões gradeados, serve de miradouro a uma extensa paisagem.

A capela tem na sua fachada principal, no lado esquerdo, uma pequena sineta que se toca por meio de uma corrente.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lontra marinha I



Animal  muito brincalhão e divertido, a lontra marinha possui um pêlo acinzentado que vai ficando mais branco à medida que  vai envelhecendo.
A lontra alimenta-se essencialmente de peixe. Contudo, também se alimenta de anfíbios, répteis, aves aquáticas, mamíferos, insectos e crustáceos.
Quando não está a comer, está a brincar, a dormir ou a cuidar do seu belo pêlo. Se não o fizer pode morrer de frio porque não tem uma camada de gordura para a manter quente, como têm outros animais marinhos.



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

Lontras II

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Valença do Minho - Igrejas


Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia barroca de planta transversal composta por nave única e capela-mor, reformulada no século XIX em estilo neoclássico.



Igreja de Santa Maria dos AnjosIgreja situada em pleno núcleo intra-muros da Fortaleza de Valença, que alia arquitectura românica, quinhentista, tardo-barroca, neoclássica e revivalista.