domingo, 27 de maio de 2012

Avestruz




A avestruz é a maior de todas as aves, chegando a atingir cerca de 2,5 metros de altura e possui uma cabeça pequena, com grandes olhos e longos cílios. O seu globo ocular é bastante grande, tendo cerca de 5 centímetros de diâmetro. Os cílios servem para proteger esses olhos tão delicados do pó das regiões áridas e das tempestades de areia do deserto.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 20 de maio de 2012

Tartarugas




Testudines é uma ordem de répteis caracterizada pela presença de uma carapaça. Esse grupo está representado pelas tartarugas (as marinhas e as de água doce), pelos cágados (de água doce) e pelos jabutis (terrestres). Apresentam placas ósseas dérmicas, que se fundem originando uma carapaça dorsal e um plastrão ventral rígidos, que protegem o corpo. As vértebras e costelas fundem-se a essas estruturas. Os ossos da carapaça são cobertos por escudos córneos de origem epidérmica. Não possuem dentes, mas apresentam lâminas córneas usadas para arrancar pedaços de alimentos. São todos ovíparos.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rãs Dendrobates




Podemos encontrar uma grande variedade de cores nesta espécie. Uma das colorações mais populares é a combinação de preto com verde ou azul vivos. Mas existem variedades castanhas com manchas mais pálidas ou metalizadas e ainda exemplares maioritariamente verdes ou azuis com manchas bronze. Não existe dimorfismo sexual nesta espécie. Para distinguir o macho da fêmea é necessário observar o comportamento: o macho dilata o saco vocal ao vocalizar.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 6 de maio de 2012

Dragão de Komodo


Os machos são maiores que as fêmeas, mas ambos têm corpo resistente e forte, cauda comprida e patas curtas, com cinco garras poderosas em cada uma, próprias para rasgar a carne de suas vítimas. A boca possui dentes de 2 cm de comprimento, pontiagudos, serrilhados e voltados para trás. Como as serpentes, os dragões de Komodo têm língua bifurcada, usada para "sentir" o ambiente que os cerca. O olfato do dragão de Komodo é o seu sentido principal para caçar. Tanto que, se o vento for favorável, ele pode farejar um veado vivo a 4 km de distância. Se a presa estiver em estágio de decomposição esse alcance aumenta para 11 km.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”