domingo, 30 de setembro de 2012

Peixe-arqueiro




O seu corpo achatado apresenta um perfil estreito de cima, para que possam deslocar-se sobre suas presas. A sua coloração com manchas facilita a camuflagem na água sob vegetação de mangal. Acredita-se que apenas os juvenis são encontrados na água salgada, enquanto os adultos são mais solitários e nadam até aos recifes de coral para se reproduzir. À medida que envelhecem, as manchas desaparecem e as faixas pretas ficam mais curtas e, eventualmente, vistas somente na parte superior do corpo.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 23 de setembro de 2012

Garça verde





A garça verde é uma ave relativamente pequena, atingindo em adulta, cerca de 44 cm de cumprimento. De plumagem esverdeada na cabeça e nas asas e acastanhada no peito e na face. O pescoço é mais curto que o das outras garças. Adultos do sexo feminino tendem a ser menores do que os machos, com uma plumagem menos vistosa, especialmente na época de reprodução. Os filhotes são cobertos de penas para baixo, cinza claro acima, e branca na barriga.






Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dar...


...Dar um lamiré...



Significado
Sinal para começar alguma coisa.





Origem:
Trata-se da forma aglutinada da expressão "lá, mi, ré", que designa o diapasão, instrumento musical usado na afinação de instrumentos ou vozes. A expressão foi-se popularizando designando qualquer sinal que dê começo a uma actividade.


domingo, 9 de setembro de 2012

Pica-pau galego




O pica-pau-malhado-pequeno ou pica-pau-galego, (dendrocopos minor), é o pica-pau mais pequeno da nossa fauna, atingindo apenas os 29 cm de comprimento. É um anão, de corpo pequeno e rechonchudo. Os machos possuem a coroa de coloração avermelhada. Reproduz-se em bosques de árvores de folhas caducas, pomares velhos, parques. 







Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”