domingo, 28 de outubro de 2012

Aves voam em V




Se a ave que está atrás beneficia pelo movimento da sua vizinha de frente, qual a vantagem de ser líder? Na verdade, o líder não é sempre o mesmo. Para manter a justiça no grupo, as aves se revezam na liderança, e as que se cansam se deslocam para trás. Idade, sexo e tamanho do corpo também determinam quem vai liderar a formação em V. Num bando de adultos e jovens, os mais novos geralmente não vão a frente porque são menos capazes de manter altas velocidades em posição de liderança e retardariam o grupo inteiro. Uma segunda razão, diz respeito ao controle visual, ou seja, na posição em “V” o campo de visão é melhor. Quem imitou essa formação foram os aviões militares de caça. Eles voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cair...



...Cair que nem tordos...


Recados


Significado: Cair em grande quantidade; queda fácil.



Origem: O significado vem de caça. Os tordos voam em bandos densos e, quando atingidos por um tiro de caçadeira - que dispara muitos chumbos ao mesmo tempo - cem em grande quantidade. Com um só tiro, matam-se muitos tordos.


domingo, 21 de outubro de 2012

Bichos da seda



A sericicultura, é uma arte milenar que começou na China há cerca de 5000 anos. Esta, compreende a cultura da amoreira, a criação do bicho-da-seda e a produção dos fios de seda para a indústria têxtil, sendo considerada uma das actividades agro-industriais mais antigas praticadas pelo Homem. O ovo mede aproximadamente 1 a 1,3 mm, sendo oval e achatado. Depois da postura tem cor amarela, se fecundado passa a amarelo-forte, alaranjado e finalmente cinzento. Após a quebra do período de dormência a lagarta sai do ovo ao fim de 7 a 21 dias. O ciclo larvar vai desde a eclosão do ovo até à fase de formação do casulo, tem a duração de cerca de 24 dias.







   


Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 14 de outubro de 2012

Mandarim





O Mandarim é um pássaro de fácil adaptação que apresenta uma mistura de cores invejável.
Os machos possuem as patas e o bico de cor vermelho-alaranjado intenso. Apresentam ainda as “bochechas” de coloração diferente, sendo laranja a cor mais comum. Possuem listas pretas e brancas no peito, o que lhes confere o nome “Zebra Finch”. Nas fêmeas a cor do bico e das patas é mais clara e elas não apresentam as “bochechas” diferenciadas ou as listas no peito.







Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Levar...



...Levar água no bico...





Significado:
Ter intenções ou propósitos ocultos.





Origem:
Na linguagem dos marinheiros, "navegar com água no bico" significava remar contra a corrente levando água do mar na proa, o que tornava o mar traiçoeiro. A expressão foi adaptada e tornou-se naquela que conhecemos hoje.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Escorpião






O veneno do escorpião é responsável por mais mortes do que o da cobra. Nos países em vias de desenvolvimento, por cada morte causada por uma cobra, ocorrem 10 provocadas por escorpiões. Em Portugal, são raros os casos de intoxicação grave ou morte.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”