domingo, 25 de novembro de 2012

Illacme plenipes




Além de ser o animal com mais pernas no mundo, o Illacme plenipes também apresenta características anatômicas surpreendentes, como os cabelos do corpo que produzem seda, um exoesqueleto translúcido e marcado por "divisões ondulares", e grandes antenas (comparadas ao comprimento do animal) que são usadas para locomoção em locais escuros, já que não possui olhos.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 18 de novembro de 2012

Peixe vela




Peixe Vela ou Veleiro, (Istiophorus platypterus - Indo-Pacífico) e Istiophorus albicans, sailfish do atlantic) são conhecidos devido à proeminente barbatana dorsal, enorme, como uma vela de alhetas dorsais. Esta alheta pode ter até duas vezes a altura do corpo dos peixes. É espécie epipelágica e oceânica, usualmente encontrada nas camadas superficiais das águas quentes porém com capacidade de descer a águas profundas. Às vezes migram nas águas próximas à costa. Ocasionalmente formam pequenos cardumes de 3 a 30 indivíduos, mais para buscar alimento.






Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 11 de novembro de 2012

Anablepidae





Os cientistas descobriram que a parte superior dos olhos do Anablepidae – que fica fora da água – possui opsinas sensíveis ao verde. Já a metade inferior é sensível ao amarelo. Todo o olho tem genes sensíveis ao ultravioleta, violeta e à luz azul. Passam a maior parte do seu tempo na superfície da água, logo se alimentam de insetos que sobrevoam a área além de pequenos animais aquáticos. A reprodução é interna e nascem quatro ou cinco filhotes por vez.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 4 de novembro de 2012

Leirão







Com 12-17 cm de comprimento do corpo e da cauda, tem uma mancha negra no focinho e a cauda com um tufo de pêlos brancos e negros. De hábitos nocturnos, constrói ninhos em fendas ou buracos nas árvores, ou mesmo em edifícios humanos. Hiberna num buraco profundo no solo. Alimenta-se de insectos, aranhas e caracóis, além de frutos e sementes.







Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”