quarta-feira, 31 de julho de 2013

Caracol




O corpo mole é característica de todos os representantes do grupo. Mesmo seu corpo sendo macio, atraindo a atenção dos predadores, os moluscos possuem defesas. Uma delas é a concha de calcário, encontrada na maioria desses animais. As três partes da estrutura corporal básica de um molusco são: cabeça, massa visceral e pé. Na cabeça encontram-se os órgãos dos sentidos. No caso do caracol, existem tentáculos com olhos e tentáculos especializados no olfato e no tato. Na cabeça há também a boca, na qual em muitos moluscos, existe uma língua com dentes de quitina, denominada rádula.






Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Borboleta-azul


A borboleta-azul (Maculinea alcon), é uma borboleta da família Lycaenidae que pode ser encontrada na Europa e Ásia setentrional. Pode ser vista durante o verão. Como outras espécies de Lycaenidae, no seu estádio larvar (lagarta) depende do apoio de certas formigas; como tal é designada como uma espécie mirmecófila. Esta borboleta deposita os seus ovos na genciana-de-turfeiras (Gentiana pneumonanthe); na região dos Alpes são às vezes encontrados na Gentiana asclepiadea. 



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Bodião-napoleão





O Bodião Napoleão (também conhecido como Maori Wrasse) tem lábios grossos, carnudos e uma corcova que se forma na cabeça logo acima dos olhos, tornando-se mais proeminente com a idade dos peixes. Os machos variam de um brilhante azul elétrico verde, um azul arroxeado ou um azul/verde relativamente maçante. Jovens e fêmeas são vermelho-laranja  para cima e vermelho-laranja branco para baixo! Quando ocorre a mudança de sexo, muda também de cor e de fisionomia.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cão


Com a finalidade de obter tudo o que se pode desejar de um cão de guarda, criadores britânicos decidiram somar aos dotes do mastiff algumas características de outras raças de grande porte. A nova raça, obtida provavelmente do cruzamento do mastiff com o bulldog, foi reconhecida oficialmente em 1924. O Bullmastiff é um excelente cão de guarda, apreciado em todo o mundo. Muito dócil com os famliares e com as crianças, demonstra fidelidade e equilíbrio. O temperamento do Bullmastiff é uma mistura de alegria, seriedade, atividade, resistência e vigilância. A sua altura varia de 63,5 a 68,5 cm para os machos, e entre 61 e 66 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso varia de 50 a 59 kg para os machos, enquanto as fêmeas tem peso entre 41 e 50 kg.


Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

terça-feira, 2 de julho de 2013

Urso polar



O Urso Polar chega a pesar até 700 kg. O seu nome científico é “Thalarctos maritimus”. Uma fêmea atinge a maturidade sexual aos 4 anos de idade, e o macho aos 6 anos. A reprodução da espécie ocorre entre os meses de abril e maio, a fêmea reproduz de 3 em 3 anos, cada cria gera 2 filhotes. O período de gestação é de 8 meses, período que exige um aumento de peso de até 200 kg da fêmea para o prosseguimento da gestação. Os ursos polares alimentam-se de focas, carcassas de belgas, morsas, narvais e baleias. Na falta destes alimentos, comem o que encontram, até o lixo humano. O urso polar necessita ingerir 2 kg de alimento por dia. 


Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”