quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Espanha


A tradição do Natal está fortemente enraizada em Espanha. Na noite de 24 é habitual comer-se borrego assado no forno com batatas e salada.

Os espanhóis adoram ficar à mesa até tarde e muitos deles seguem depois para a missa do galo. Já a criançada tem de esperar até 6 de Janeiro para abrir os presentes.

Feliz Navidad!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Austrália


Neste canto do mundo, é Verão no Natal. Assim, na véspera, é comum os australianos comemorarem com um piquenique no campo ou na praia.

À mesa, os pratos mais tardicionais são o peru, o presunto e pudim de ameixa. Também é frequente decorarem as casas com muitas flores.

Merry Christmas, mate!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Alemanha


Profundamente admiradores da organização, os alemães começam a preparar o Natal ainda em Novembro, começando por celebrar o dia de São Nicolau a 6 de Dezembro.

Indispensáveis, são sempre os biscoitos de gengibre, famosos pela diversas formas que podem assumir”.

Fröhliche Weihnachten!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Irlanda


Uma ceia de Natal na Irlanda não dispensa um bom bife de especiarias e molho agridoce acompanhado de couve-lombarda estufada.

É também costume as mulheres irlandesas confeccionarem um bolo de sementes para cada membro da família.

Nollaig Shona Dhuit!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - França


Sempre apreciadores de bons sabores, os franceses não dispensam o tradicional tronco de Natal, um delicioso bolo feito à base de chocolate.

No dia 24 as crianças têm por hábito deixar o sapatinho na lareira para este ser cheio de prendas pelo “Père de Nöel”.

Joyeux Nöel!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Portugal



Para um português não há Natal sem o tradicional bacalhau cozido, acompanhada da couve portuguesa e das batatas. Temos também o famoso bolo rei, feito com frutos secos e cristalizados, que marca presença à mesa durante toda esta época festiva.

Por cá o Natal é sinónimo de reencontro, família e alegria.

Feliz Natal!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Japão


Apenas 1% dos japoneses acreditam em Cristo. Ainda assim, a esmagadora maioria gosta de decorar as sua casa e lojas com pinheiros durante a época do natal.

À mesa, reina a simplicidade, sendo tradição comer-se frango frito, seguido de bolo com frutas como sobremesa.


メリークリスマス!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Inglaterra




Uma das tradições mais curiosas do Natal inglês acontece à mesa e manda que ao habitual peru ou ganso no forno, sejam acrescentadas couve de bruxelas.


Além disso, o facto único da ceia de natal começar a ser celebrada ainda durante a tarde, bem antes do sol se pôr.


Merry Christmas!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Welwitschia



A Welwitschia mirabilis, é uma planta desértica e  medicinal que só existe em Angola no deserto do Namibe na Namíbia, e foi descoberta a 3 de Setembro de 1859 pelo botânico explorador Austríaco Frederich A. Welwitch, que nasceu a 25 de Fevereiro de 1806 em Maria Saal, Caríntia, e faleceu a 20 de Outubro de 1872, na cidade de Londres. 





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”


sábado, 18 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Rússia


O pai Natal que tanto faz as delícias das crianças é conhecido na Rússia como Dedushka Moroz ou então como Avô Natal.

Neste pais manda a tradição que se comam variados tipos de carne na ceia de Natal, com destaque para o ganso e para o leitão.

Novim Godom!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Estados Unidos da América


Sendo um país multi cultural não podemos falar de uma tradição de Natal, mas sim de tantas quantas as ascendências dos seus habitantes.

No entanto existe o ritual das crianças deixarem, na noite de 24 de Dezembro, um copo de leite e as tradicionais bolachinhas de manteiga (Christmas Cookies) para o Pai Natal cear.

Merry Christmas!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Itália



A grande festa do Natal italiano celebra-se dia 25 ao almoço, onde são trocados os presentes.

Curiosamente, esta celebração termina sempre com um doce, sendo os mais tradicionais o "panettone", um tipo de pão com passas e o "strufulli", feito com massa frita, mel e nozes.

Buone Feste Natalizie!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Tritão-de-ventre-laranja



Este animal mede entre 7 a 10 cm, tem um focinho arredondado e olhos pequenos. Normalmente a cor do dorso pode ir desde o cinzento amarelado ao castanho escuro, com o seu ventre cor de laranja.
Normalmente vive em charcos, tanques, fontes e ribeiras. Estes animal prefere as águas limpas e bem oxigenadas.
Alimenta-se principalmente de invertebrados aquáticos, como vermes e insectos aquáticos.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tradições do Mundo - Polónia

"4 Seasons - Winter - by Geci"



Um dos principais rituais do Natal polaco ocorre no dia 24 de Dezembro e é conhecido por Oplatek, sendo um ritual de aproximação e perdão de pessoas desavindas


Neste país, não é costume comer-se carne vermelha, mas sim peixe, sopa de cogumelos, vinho branco e doces de mel.


Boze Narodzenie!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sentimento



Quando alguém ama verdadeiramente, não tem escolha a não ser acreditar, confiar e esperar receber o amor de volta. Mas não pode haver nenhuma certeza, nenhuma garantia. Não se pode forçar ninguém a retribuir o seu amor, só pelo facto de ser amado.




Mas se alguém esperar amar apenas quando tiver a certeza de ser correspondido, sujeitar-se-á a esperar eternamente

domingo, 5 de dezembro de 2010

Rã dos Bosques



Muitas vezes esquecidos, os anfíbios possuem das mais espantosas e interessantes adaptações do reino animal, tornando a realidade frequentemente bem mais surpreendente do que a ficção que poderíamos criar sobre eles.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 28 de novembro de 2010

Boi-Almiscarado






O boi-almiscarado (Ovibos moschatus) é um bovídeo caprino que pode alcançar até 2,3 metros de comprimento e 1,5 de altura nos ombros, assim como pesar até 400 kg.
O seu nome provém do cheiro característico dos machos a almíscar. Ao contrário do cervo almiscarado, estes animais não possuem nenhuma glândula que produza esta substância.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 21 de novembro de 2010

Caranguejo dos Coqueiros





Este é o maior artrópode terrestre do mundo, conhecido por sua habilidade, única entre os animais, de cortar buracos em côcos utilizando para isso, suas poderosas garras, e comer o conteúdo. Vivem em áreas desde o Índico até o Oeste do Pacífico.
Estes animais também são conhecidos por caranguejo-ladrão, devido sua aparente atração por objectos brilhantes, os quais roubam de casas e tendas, como já foi relatado.
Já foram registados exemplares de 1 metro de comprimento e pesando até 17 quilos, o que seria o limite teórico para um artrópode terrestre. Em meio aquático, tamanhos maiores são possíveis.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 14 de novembro de 2010

Capivara




Nas décadas de 60 e 70 as capivaras foram caçadas
comercialmente no Pantanal, por sua pele e pelo seu óleo que era considerado como tendo propriedades medicinais. Estudos posteriores indicam que pode haver, no mínimo, cerca de 400 mil capivaras em todo o Pantanal.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 7 de novembro de 2010

Flamingo




O flamingo é uma ave pernalta e corpulenta de bico poderoso e beleza inconfundível, que pode ser observada em vários locais do território do Centro e Sul de Portugal. Pode ainda ser encontrado em todos os países do Sul da Europa e do Norte de África, bem com em alguns territórios mais a Oriente




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 31 de outubro de 2010

Anémona-verde-gigante




As anémonas-verdes-gigantes não formam agregados e ocorrem sempre isoladas, desde a zona-de-marés até aos 30 m. Assim como outras anémonas, é um carnívoro e se alimenta de mexilhões deslocadas, caranguejos, peixes pequenos, e ouriços do mar. 



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A moda dos CupCakes

Também já aderi à moda dos Cupcakes... Foi num destes Domingos, em que passeando pelo Gaia Shopping, deparo distraidamente com um "corner" envidraçado no centro do corredor, que me despertou a atenção pelo seu imenso colorido... 

E como eu e as cores temos uma ligação muito forte, comento logo com o meu filho: "Que gira montra, parecem aqueles bolos americanos"... É aí que ele observa e me chama à razão: "Mãe, são mesmo, são os Cupcakes... Claro que não resisti a comprar... Afinal pensava que só em Lisboa eu os poderia provar e já andava a planear que numa próxima deslocação à  Capital, um objectivo primordial seria procurar os ditos bolos... 


E agora eles estavam ali a olhar para mim e ía eu deixar passar a oportunidade?... Não, de todo, lá viemos nós com os nossos bolinhos para nos deliciarmos, em casa, à hora do lanche... Foi óptimo!!



domingo, 24 de outubro de 2010

Donzelinha



As libélulas e donzelinhas são insectos da ordem Odonata, distribuídas por três subordens.
Anisoptera, Zygoptera e Anisozygoptera.
A subordem Zygoptera inclui as donzelinhas, pequenas e esbeltas, de corpo cilíndrico e fino, com asas de comprimento e forma igual que em descanso ficam viradas para trás sob o dorso. Os olhos das donzelinhas encontram-se bem separados. Não são boas voadoras e não conseguem pairar.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 17 de outubro de 2010

Dragão-marinho





O dragão-marinho-comum pode atingir até 45 cm de comprimento e possui elaborados apêndices permanentes em forma de folha que utiliza para se camuflar entre as algas. Ele não tem escamas mas é revestido por diversas placas ósseas, esta armadura é bastante eficaz na proteção contra os predadores.



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 10 de outubro de 2010

Salamandra Lusitânica





É uma espécie que ocorre em Espanha e Portugal, confinada à área noroeste da Península Ibérica, onde a precipitação é mais acentuada.



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Outono está aí...

CANÇÃO DE OUTONO


"Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.


De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?


E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles
que não se levantarão...


Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão..."
                                                                               Cecília Meireles

domingo, 3 de outubro de 2010

Besouro americano



Esta espécie única, não só desempenha um papel importante no ambiente, enterrando as carcaças pequenas, reduzindo assim a contaminação bacteriana, como também é um dos poucos invertebrados conhecidos por se alimentar e alimentar os seus filhos. 




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 26 de setembro de 2010

Cobra de Tentáculos


Esta é uma cobra relativamente pequena, mede em média  cerca de 50 a 90 centímetros de comprimento. Vive sua vida inteira na água escura. Pode aspresentar dois padrões , listrado ou manchado, variando a sua cor do cinza claro ou castanho escuro até um bronzeado.



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”