domingo, 28 de novembro de 2010

Boi-Almiscarado






O boi-almiscarado (Ovibos moschatus) é um bovídeo caprino que pode alcançar até 2,3 metros de comprimento e 1,5 de altura nos ombros, assim como pesar até 400 kg.
O seu nome provém do cheiro característico dos machos a almíscar. Ao contrário do cervo almiscarado, estes animais não possuem nenhuma glândula que produza esta substância.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 21 de novembro de 2010

Caranguejo dos Coqueiros





Este é o maior artrópode terrestre do mundo, conhecido por sua habilidade, única entre os animais, de cortar buracos em côcos utilizando para isso, suas poderosas garras, e comer o conteúdo. Vivem em áreas desde o Índico até o Oeste do Pacífico.
Estes animais também são conhecidos por caranguejo-ladrão, devido sua aparente atração por objectos brilhantes, os quais roubam de casas e tendas, como já foi relatado.
Já foram registados exemplares de 1 metro de comprimento e pesando até 17 quilos, o que seria o limite teórico para um artrópode terrestre. Em meio aquático, tamanhos maiores são possíveis.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 14 de novembro de 2010

Capivara




Nas décadas de 60 e 70 as capivaras foram caçadas
comercialmente no Pantanal, por sua pele e pelo seu óleo que era considerado como tendo propriedades medicinais. Estudos posteriores indicam que pode haver, no mínimo, cerca de 400 mil capivaras em todo o Pantanal.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 7 de novembro de 2010

Flamingo




O flamingo é uma ave pernalta e corpulenta de bico poderoso e beleza inconfundível, que pode ser observada em vários locais do território do Centro e Sul de Portugal. Pode ainda ser encontrado em todos os países do Sul da Europa e do Norte de África, bem com em alguns territórios mais a Oriente




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”