domingo, 29 de abril de 2012

Peixe dourado




O Kinguio, nome popular do Carassius auratus, é possivelmente o peixe de aquário mais antigo e mais conhecido do mundo, e infelizmente também o mais "torturado". Conhecido como Goldfish mundo afora, nosso amigo Peixinho Dourado é um peixe originário da China, peixe de água fria, que requer um grande cuidado, e um enorme controle de elementos no aquário para se desenvolver bem. Mas quando tudo dá certo, e as recomendações são seguidas, nos presenteiam com uma beleza e alegria dificilmente vistas em outros animais.



Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 22 de abril de 2012

Pássaro-cetim




O pássaro-cetim é uma ave de médio porte. O macho exibe uma plumagem azul-preto brilhante, com bico azul. As fêmeas são esverdeadas, com asas e cauda castanhas. Os jovens machos começam a adquirir a sua plumagem adulta a partir do quinto ano, nunca ficando o processo concluído antes do sétimo ano. Estes pássaros preferem as florestas húmidas e bosques e áreas abertas, sendo normalmente encontrados ao longo do leste e sudeste da costa da Austrália. 







Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Panda



Panda é o nome comum que se aplica à duas espécies: o panda pequeno também chamado de panda vermelho, e o urso panda gigante. A aparência frágil tornou o panda gigante em um dos animais mais queridos por crianças e adultos. Vive nos bosques das montanhas que tenham concentrações de bambu, entre os 2.700 e 3.900 m de altitude. Com o seu "sexto dedo", pode agarrar talos de bambu, alimentando-se dos brotos e raízes. Também come outras plantas e, ocasionalmente, captura peixes e pequenos roedores. Come durante 10 ou 12 horas diárias ingerindo de 10 a 15 kg de bambu.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

terça-feira, 17 de abril de 2012

Karité

Lábios sempre hidratados

Para muitos povos africanos o karité era uma árvore sagrada. Bastante enraizado na sua cultura, os habitantes deste continente  utilizavam-no como alimento e também como cosmético. Actualmente, a manteiga de karité é apreciada pelo seu intenso e duradouro poder nutritivo e protector da pele.


BENEFÍCIOS: Embora se utilize como cosmético, pelas suas qualidades protectoras, cicatrizantes e desinfectantes, também se pode empregar como remédio em casos de irritações e secura cutâneas e queimaduras leves. Aplicada antes e depois do exercício físico, é muito eficaz para proteger as articulações dos cotovelos e joelhos, os dedos dos pés, os calcanhares e unhas.




UTILIZAÇÃO: Não há nada melhor para tratar e proteger os lábios gretados e secos do que a manteiga de karité. Protege o nariz irritado pela alergias da Primavera ou pelas constipações de Inverno. Devido às sua propriedades hidratantes e nutritivas, melhora visivelmente a elasticidade da pele, do rosto e do corpo. Uma colher de sopa na água do banho hidrata, suaviza e dá um aspecto acetinado à pele. O karité também apresenta bons resultados como creme anti-rugas, antiestrias e para massagens. É ainda um excelente protector e regenerador dos cabelos secos e estragados.



(imagens tiradas da net)

Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

domingo, 15 de abril de 2012

Gato




O gato é um animal muito diferente do cão em temperamento. A sua independência torna mais fácil ter um gato em casa do que um cão, na maior parte das situações. Os cães formam uma hierarquia social, que o homem usa para adestrá-lo, tornando-se o líder do cão. Os gatos formam grupos sociais apenas em caso de necessidade e esse grupo respeita territórios e não um chefe.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estragão



Originário do sul da Rússia, o estragão tem um sabor muito peculiar, simultâneamente adocicado e amargo. É uma erva bastante apreciada principalmente para temperar pratos de legumes, frango e peixe. Além disso tem propriedades tonificantes. O seu nome deriva de "dragão", já que desde a mais remota antiguidade se atribui a esta erva uma relação mágica com os dragões. Apesar de se usarem as folhas secas, as folhas frescas são muito melhores, pois possuem uma sabor mais intenso e adocicado.


BENEFÍCIOS:
Além de ser uma planta digestiva, o estragão é recomendado com tónico geral, capaz de estimular o apetite.  Também tem propriedades vermífugas (ajuda a expulsar os parasitas intestinais) e emenagogas (regula a menstruação). A tisana de estragão é diurética, e se for tomada antes das refeições, estimula o apetite. Se quisermos facilitar a digestão, deve-se beber após as refeições.


UTILIZAÇÃO:
O sabor anisado do estragão combina com grande parte dos pratos de carne, principalmente aves, sendo também óptimo para aromatizar ovos, peixes e marisco. As suas folhas são indispensáveis na confecção do molho bearnês e do molho tártaro. Usam-se também para preparar picles e aromatizar vinagre.


(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

terça-feira, 3 de abril de 2012

Salva

Salva tem origem no latim "salvare" , que significa "salvar" sendo um arbusto que pode atingir 70 cm de altura. Possui folhas verde-acinzentadas e brancas por trás e as flores podem ser azuis, violeta ou rosa. Cresce em terrenos calcários, adapta-se perfeitamente a terras pouco férteis, sendo muito fácil de cultivar em jardins e hortas, tanto através de sementes, como através de estacas. Maio é o mês ideal para apanhar as suas folhas. Bem conservada, a salva mantém todas as sua propriedades durante o ano. 


BENEFÍCIOS:
A salva estimula a secreção de bílis, reduz a acumulação de gases e acalma as cólicas abdominais. Uma tisana de salva após as refeições é óptima para ajudar as digestões difíceis. É também um remédio eficaz para aliviar os típicos afrontamentos da menopausa.  A sua infusão usada em gargarejos ajuda a aclamar a tosse dos fumadores e a garganta irritada. É igualmente útil em caso de gengivite e aftas bucais.



UTILIZAÇÃO:
A salva seca é bastante apreciada para fins culinários. O seu intenso sabor faz com que combine muito bem com pratos de carne de porco, ganso, pato e caça em geral. Utilizadas frescas, as folhas da salva dorisiana, de sabor frutado, utilizam-se em salada e infusões. A salvia elegans, com sabor semelhante ao ananás, aromatiza cocktails e saladas de fruta.




(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

domingo, 1 de abril de 2012

Salamandra axolotl


O axolotl é uma espécie  endêmica  de salamandra  que povoa lagos próximos à Cidade do México.  Apesar de se assemelhar uma lagartixa translúcida, a salamandra mexicana, que mede cerca de 20 centímetros, não é um réptil, e sim um anfíbio,  que se mantêm na água durante toda a vida, diferentemente dos seus primos  de vida dupla, os sapos as rãs e as pererecas.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”