terça-feira, 25 de junho de 2013

Lula-colossal




A lula colossal tem a maior cabeça de todos os tipos de lulas, ultrapassando até a lula gigante (Architeuthis), no tamanho e na robustez. A lula colossal também possui os maiores olhos do reino animal medindo o tamanho de um prato, têm dois bicos enormes e afiados, garras giratórias em forma de ganchos, profundamente fixadas em seus tentáculos. Vive nas profundezas do Oceano Antártico e estima-se que ela possa ultrapassar os 14 metros de comprimento. Sendo assim, a lula colossal é considerada o maior invertebrado do planeta.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Rã-dardo




A maioria das espécies de rãs-dardo-venenosas são pequenas, algumas com menos de 1,5 cm de comprimento quando adultos, embora algumas cresçam até 6 cm de comprimento. Elas pesam cerca de 2 g, dependendo do tamanho da rã. A maioria das espécies são coloridas e a sua coloração está associada à sua toxicidade. Quando nascidas e criadas em cativeiro, as rãs-venenosas não produzem as toxinas da pele que conseguem em seus habitats naturais.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ocapi II




Os okapis são animais diurnos e solitários (normalmente apenas se encontram para acasalar). São animais territoriais que marcam as suas áreas com uma secreção acastanhada da pele e urina. São animais herbívoros ruminantes. Alimentam-se de folhas de muitas plantas da sua área de distribuição e, provavelmente também de frutos e sementes. Assim como as girafas, usam os incisivos inferiores e a sua comprida língua para alcançar o alimento. Muitas das espécies das quais os okapis se alimentam são venenosas para os humanos.






Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

terça-feira, 4 de junho de 2013

Peixe pulmonado




Peixe encontrado em quase todo continente africano, também conhecido como african lungfish. Tem fama de um peixe agressivo. Porém trata-se de um peixe pacífico em relação ao dono. Não é recomendável manter com a mesma espécie. Como todo pulmonado, não exige muitas condições com relação à água, podendo sobreviver fora da água se o mesmo for mantido úmido. Costuma hibernar na época de seca, podendo ficar meses em seu casulo feito com próprio muco. Sua coloração é cinza clara com algumas manchas escuras. 




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”