sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lobo



O lobo é um animal social, que vive em grupos familiares - as alcateias - constituídas normalmente por um casal reprodutor e seus descendentes directos (crias desse ano ou de anos anteriores). As alcateias são constituídas por cerca de 3 a 12 animais que ocupam um território definido (cuja dimensão, em Portugal, varia entre 150 e 300 km2), variando o efectivo da alcateia e a dimensão do seu território ao longo do ano e encontrando-se dependente da disponibilidade de alimento e do nível de perseguição que o Homem lhe move. 





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Formigas obreiras




Formigas-pote-de-mel são formigas obreiras especiais, que usam o próprio abdómen como reserva de alimento para todo o formigueiro permanecendo na maioria das vezes imóveis no tecto do formigueiro. As espécies de formigas que criam esse grupo encontram-se nas regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália. Nessas regiões são consideradas um petisco delicioso para os humanos nativos. Depois das chuvas, as plantas do deserto (aquelas que surgem apenas nos períodos chuvosos), produzem uma quantidade de néctar fora do vulgar, e estas formigas vivem como autênticos potes de mel, armazenando sem qualquer desperdício todo este alimento, para sobreviverem nos tempos secos.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Kiwi




Kiwis são animais onívoros e comem uma variedade de plantas e animais, principalmente vermes, insetos e aranhas, mas também come frutas e bagas, geralmente aquelas caídas no chão da floresta.
Relaciona-se o kiwi com o avestruz e a ema, tornando o kiwi o menor membro desta família de pássaros. Como se fosse primos maiores, o kiwi é incapaz de voar devido à sua pequena envergadura e grande peso. Este pássaro, portanto, passa sua vida forrageando no chão da floresta. Apesar de geralmente solitários, esses animais são conhecidos por viver em pares em partes de suas vidas. Estes pares se acasalam e o kiwi fêmea é conhecido por ser maior do que o kiwi macho, ou seja, o kiwi fêmea é geralmente a ave dominante.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Borboleta monarca




Uma das principais características desta borboleta está em sua cor inconfundível, laranja com listas pretas e algumas pintas brancas. Na fase borboleta, tem seis pernas compridas, dois pares de asas e uma boca. A monarca, em função de suas cores vivas, praticamente avisa a seus predadores que tem gosto desagradável, que pode causar diversas reacções a quem tenta comê-las, de náuseas à morte. E, de certo modo, seus inimigos naturais entendem o recado. Tanto que algumas borboletas usam deste artifício para enganar suas presas e literalmente imitam as monarcas. É o chamado mimetismo, considerado pelos estudiosos como uma estratégia de defesa.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”