domingo, 29 de setembro de 2013

Coala II




Os coalas vivem em cima dos eucaliptos onde podem se alimentar fartamente. Um coala come meia quilo de folhas de eucalipto por dia, o que é muito para um animal tão pequeno e que descansa 14 horas por dia. As folhas de eucalipto são essenciais na dieta do coala, sendo que sua falta os leva a morte. O período de reprodução dura cerca de 4 meses e, nessa época, o macho capacitado explora seu território em busca de fêmeas no cio. Quando encontra, o coala agrada a fêmea e ela o repele, a princípio, com violência. Após a conquista da fêmea, ocorre o acasalamento, que dura poucos segundos e ocorre em posição vertical, nos galhos de eucalipito. Só há uma reprodução ao ano e a gestaçao dura 35 dias.




Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”


domingo, 22 de setembro de 2013

Tubarão II




Descoberta no mar de Halmahera, cujo nome deriva de uma das ilhas Molucas (a oeste da Nova Guiné), ainda em território da Indonésia, a nova espécie foi batizada de ‘Hemiscyllium halmahera’, que se pode traduzir como tubarão de Halmahera. Em adulto, pode chegar aos 80 centímetros. Tem manchas castanhas e brancas e é de hábitos nocturnos, caminhando à procura de mariscos e peixes mais pequenos.








Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 15 de setembro de 2013

Ai-ai



O ai-ai é um animal de hábitos nocturnos. No escuro não se consegue ver os seus dedos longos e finos, com unhas em forma de garra, a sua cauda encorpada e as suas orelhas peladas. Só aparecem os olhos brilhantes, cor-de-laranja. Esse animal estranho ocorre nas florestas da República Malgaxe e também aparece nas lendas daquele país.






Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

domingo, 8 de setembro de 2013

Peixe-gota






Parece um velhinho narigudo, de cara triste e bochechas flácidas. Foi este aspecto desgraçado e gelatinoso que valeu ao peixe-gota (Psychrolutes marcidus) o título de animal mais feio do mundo, atribuído num concurso destinado a chamar a atenção para as espécies ameaçadas. O peixe-gota vive no Oceano Pacífico, entre os 600 e os 1200 metros de profundidade, ao largo da costa australiana. Apesar de estar bem longe da superfície, não escapa às redes dos pescadores.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sagui imperador



O Sagui Imperador possui o dorso acinzentado, cauda laranja e boca rodeada por logos pelos brancos que são uma espécie de bigode (por isso também é conhecido como bigodeiro) e não costuma andar sozinho. Ele se junta com outros de sua natureza, o bando pode variar de 2 a 15 saguis. O Imperador possui garras para auxiliar na alimentação e seu cardápio é bem variado, ele come pererecas, lagartixas, pássaros ninhegos, ovos, caracóis, insetos, até o doce mel, frutas, flores, pecíolos, folhas, néctar, exsudatos, cascas de árvores e fungos. O tempo de gestação é de 140 a 145 dias e após o nascimento, o pai carrega os filhotes nas costas. Ele é monogâmico, está ameaçado de extinção e pode ser visto no Acre e Amazonas, entre os Rio Acre, Abunã, Madeira e Rio Purus.





Fonte: Jornal “Correio da Manhã”
             Revista “Domingo”