segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

As cinco profissões




Cada um é para o que nasce...


Em tempos que já lá vão um lavrador mandou ensinar a ler os seus cinco filhos. Depois de os achar prontos para enfrentar a vida, perguntou-lhes o que é que pretendiam ser. Falou o mais velho:

     - Eu só queria mandar e ter gente às minhas ordens.

    - Então vais ser militar para chegares a comandante e mandares na tropa.

   - Eu desejo aprender como é que se esfola gente; ou seja, «Fazer do direito torto e do torto direito».

      - Bem te entendo: tu vais formar-te em direito, serás advogado.

     - Eu gostaria de saber como se pode matar gente, e não ser acusado de criminoso.

     - Então vais estudar medicina, já que é essa a tua vocação.

E olhando para o quarto filho, que estava com um sorriso alvar, perguntou-lhe:

     - E tu qual é a profissão que te agrada mais, para assim te encaminhar?

     - Oh, pai! O que eu queria mesmo era ter a arte comer bem e cantar de papo cheio, sem fadigas de trabalho.

     - Óptimo! Vais para um seminário; darás um lente padre.

O quinto filho já estava impaciente, por isso, antes ouvir a pergunta, disse convictamente:

     - Pai, mande-me para uma profissão que seja rendosa.

     - Rendosa?! Explica-te melhor meu filho.

   - Que se juntem muitos bens, que tenha muitas mordomias, que possa mentir, convencendo todos que falo verdade e que, por qualquer falcatrua que descubram, fique protegido por lei, para além de poder evocar como alibi: Estou a ser vítima de uma  cabala...

     - Ó rapaz, basta!... A tua vocação é a política. Vais para a Assembleia da República.

Teófilo Braga (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário