O funcho é uma planta aromática tipicamente mediterrânica, que se encontra muitas vezes à beira dos caminhos e que aprecia terras arenosas, junto ao mar. Tem um odor anisado, mas mais aromático que o do anis e um pouco menos picante. Equilibra as funções digestivas e alivia as conjuntivite.
BENEFÍCIOS:
O funcho tem a propriedade de equilibrar as funções do sistema digestivo: facilita a digestão e contribui para expulsar os gases, com que reduz o inchaço abdominal e flatulências. Também é ligeiramente laxante. A infusão também é usada para lavagens oftalmológicas em caso de conjuntivite crónica.
UTILIZAÇÃO:
Tradicionalmente, o funcho é usado para temperar pratos de peixe, mas há muitos outros que podem beneficiar do seu aroma. Bem picado e espalhado sobre uma salada ou sobre legumes cozidos dá resultados surpreendentes. Também é óptimo em molhos para massas e em pratos de arroz. Há quem o inclua no caril em pó, como substituo do cominho. As sementes usam-se secas e ficam muito bem em tartes, bolos e pães. Os bolbos também se incluem em numerosas receitas, facilitando a digestão.
(imagens tiradas da net)
Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores
Sem comentários:
Enviar um comentário