sexta-feira, 25 de junho de 2010

Noz moscada

Originária das ilhas Molucas, a moscadeira pode alcançar os vinte metros de altura e começa  a produzir sete anos após a sua plantação. Esta árvore produz duas especiarias, a noz-moscada, semente castanha do fruto carnoso da moscadeira e o macis, o pó de cor vermelha intensa, que resulta da moagem do arilo, cobertura média do fruto.

BENEFÍCIOS: 
A noz-moscada emprega-se para aromatizar pratos, mas também como carminativo (alívio das gases intestinais) e em cosmética. O seu óleo essencial permite perfumar águas-de-colónia, cremes e sabonetes. Tanto a noz-moscada como o macis contêm substâncias de acção alucinogénica, pelo que foram considerados potencialmente tóxicos.





UTILIZAÇÃO:
A noz-moscada combina muito bem tanto com os pratos doces como com os salgados. O seu sabor simultaneamente doce e picante, confere personalidade a vegetais, carnes e peixes, mas em doses moderadas, porque o excesso pode tornar o prato pesado e demasiado condimentado. Dá um sabor agradável ao molho bechamel, aos croquetes, aos espinafres e às batatas. É um dos aromas dominantes dos donuts.


(imagens tiradas da net)


Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário