Arbusto aomática, que se cultiva facilmente no Mediterrâneo e pode atingir mais de um metro de altura. Contém óleos voláteis, flavonóides e ácidos fenólicos que o tornam um óptimo anti-séptico e anti-inflamatório. O alecrim possui um flavonóide - a diosmina - que reduz a fragilidade capilar. As folha e as flores colhem-se na Primavera ou início do Verão.
BENEFÍCIOS:
O alecrim é recomendado em casos de depressão, apatia, esgotamento nervoso, dores de cabeça e enxaquecas relacionadas com a tensão nervosa, constipações, má circulação e problemas digestivos ligados com a ansiedade.
UTILIZAÇÃO:
O alecrim usa-se para dar sabor à carne, principalmente borrego e cabrito, recheios para aves, sopas e guisados. Pode-se picar as pontas tenras ou usarem-se os pés inteiros que se retiram no fim dos cozinhado. Em pequenas quantidades, seco ou em pó, também se usa para aromatizar compotas e biscoitos. Pode-se colocar dentro do azeite ou vinagre, aromatizando estes temperos e conferindo diferentes possibilidades aromáticas a molhos e saladas.
(imagens tiradas da net)
(imagens tiradas da net)
Fonte:
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Colecção Viver Melhor - "Saúde e Beleza Naturais"
Plantas para o Bem-Estar
Círculo de Leitores
Sem comentários:
Enviar um comentário